22 de janeiro de 2014

ANGELINA JOLIE E TATUAGENS



Depois das “festas”, regressei à ilha de Santa Maria sem ter a certeza sobre quem deveria reflectir esta semana. Tenho andado a escrever coisas novas e, como os mais próximos sabem, fiz o pacto de, sempre que dou forma a um projecto literário, inscrevê-lo no corpo através de uma tatuagem. Enquanto pensava sobre qual seria o desenho mais apropriado para ilustrar esta colaboração com a Traditionally Different, lembrei-me que talvez fosse altura de vos falar de Angelina Jolie e das suas inúmeras tatuagens.

Desta vez fiz um pequeno teste pessoal. Perguntei a amigos e colegas de trabalho “qual é a personalidade que vocês associam à tatuagem”. As respostas, invariavelmente, mencionaram o nome da actriz norte-americana nascida a 4 de Junho de 1975.  Cineasta, guionista e autora, como actriz venceu já 3 globos de ouro, 2 Screen Actors Guild Awards e 1 Oscar.

A sua vida privada é quase tão mediática como a sua carreira, cujo início remonta a 1982, pela mão de seu pai, Jon Voight. A Embaixadora da Boa Vontade da ONU, é frequentemente citada como a mulher mais bonita do mundo. Depois de dois casamentos falhados e de uma bissexualidade assumida publicamente, parece ter encontrado o amor nos braços de Brad Pitt com quem constituiu uma família invulgar composta por três filhos biológicos e três filhos adoptados.

Penso que a abordagem mais interessante para a questão da dermografia, o acto de pigmentar a pele, terá a ver com a relação que Angelina Jolie estabeleceu com o seu corpo. Recentemente, confrontada com o facto de a sua mãe e modelo de vida ter falecido vítima de Cancro da Mama, a actriz tomou a decisão de fazer uma mastectomia.

Aos olhos dos seus fãs nunca a feminilidade da actriz teve um reconhecimento tão imediato, naquilo que no que ser mulher significa coragem e espírito de sacrifício.

Talvez na compreensão do que é de facto uma mutilação se perceba a evolução das tatuagens ao longo dos milénios. As tatuagens remontam ao período compreendido entre 4000 e 2000 AC e a sua origem varia entre dois locais distintos do globo. O Mediterrânio, onde seriam utilizadas como forma de culto pelos sacerdotes egípcios ou as ilhas do Pacífico: Indonésia, Polinésia, Filipinas e Nova Zelândia onde tinham um carácter de iniciação à vida adulta, uma vez que contavam, no corpo, a linhagem dos seus possuidores.

O termo tatoo foi vulgarizado pelo Capitão James Cook, ao qual também é atribuída a invenção do surf (!), e tem origem na onomatopeia provocada pelo som do osso a perfurar a pele embuído em tinta “tatau”.

No tempo, a essência do que é uma tatuagem, não se perdeu. É a inscrição de tinta no corpo, através de agulhas, com o intuíto de marcar na pele, enquanto forma de arte viva, uma “estória”. A apropriação dessa intenção comunicativa enquanto individual é que é um fenómeno recente, depois de, durante anos, ter servido, por exemplo, para marcar prisioneiros e reclusos ou de ser acusada de prática demoníaca.

A primeira tatuagem de Angelina Jolie remonta ao tempo em que muitos críticos a acusavam de uma relação próxima com o demo, devido ao seu invulgar fascínio por facas e ao facto de ter usado ao pescoço um frasco com o sangue de um dos seus ex-maridos. Daí para cá, as tatuagens e os locais escolhidos para as realizar, os cover-up e as cirurgias realizadas para tentar remover as memórias dos casamentos falhados falam-nos de uma mulher em evolução que, depois de projectada para a fama, procura renascer na compreensão de si mesma e do que é, para si, a família.

A título de curiosidade fica aqui uma lista ds tatuagens mais conhecidas da estrela de Tomb Raider, Mr. & Mrs. Smith, The Good Shepherd e Wanted:
A letra "h" no pulso esquerdo – em honra do seu irmão James Haven.
"A prayer for the wild at heart, kept in cages” no seu antebraço esquerdo – uma citação de Tennesse Williams que significa "Uma oração para os loucos de coração, mantidos enjaulados" (feito sobre outra tatuagem, um símbolo japonês que significa "coragem", igual à do seu primeiro marido, Jonny Lee Miller).
"XIII" no seu antebraço esquerdo – o número 13 em numeração romana.

As coordenadas dos locais de nascimento dos seus filhos no seu braço esquerdo, tatuados sobre uma tatuagem antiga que continha o nome do ex-marido "Billy Bob" (ainda um pouco visível apesar de ter sido "removido" por laser):
Maddox (N11° 33' 00" E104° 51' 00")
Zahara (N09° 02' 00" E038° 45' 00")
Pax (N10° 46' 00" E106° 41' 40")
Shilo (S22° 40' 26" E014° 31' 40")
Vivienne (N43° 43' 25" E07° 14' 28" )
Knox (N43° 43' 25" E07° 14' 28")
Tatuagem em arábico no antebraço direito com a expressão “força de vontade" (feito sobre uma outra tatuagem que Angelina partilhava com o seu ex Billy Bob Thornton).
"Quod me nutrit me destruit" alguns centímetros abaixo do umbigo – latim para "aquilo que me nutre também me destrói".

Uma cruz inclinada no canto inferior esquerdo do abdómen.
"Know your rights" na parte de trás do pescoço, entre os ombros – significa "Saiba os seus direitos".
Símbolos budistas sânscritos no ombro esquerdo – dizem que é uma oração em honra do seu filho Maddox (foi feito sobre uma outra tatuagem, um símbolo japonês que significa "morte").
Um enorme tigre asiático nas costas (acabou por tapar uma antiga e pequena tatuagem de uma janela).
Um dragão sob o tigre.

Dois desenhos tribais pretos na zona inferior das costas.
A letra "M" na palma da mão direita – em homenagem à sua falecida mãe Marcheline Bertrand.
As palavras "Whiskey Bravo" no interior da coxa direita – embora Angelina Jolie se tenha recusado falar sobre esta tatuagem, admitiu publicamente que foi feita em honra do seu companheiro, Brad Pitt. Especula-se, no entanto, que "Whiskey Bravo" é o nome de Brad Pitt em linguagem militar – ou seja, o nome completo do ator é William Bradley Pitt, sendo que em código militar o "W" é "Whiskey" e o "B" é Bravo". Será?

"V MCMXL" no seu antebraço esquerdo – a atriz já tinha o número 13 em numeração romana tatuada neste braço e decidiu acrescentar o "V MCMXL" em honra do famoso discurso que Winston Churchill deu a 13 de Maio de 1940 onde proferiu as míticas palavras "I have nothing to offer but blood, toil, tears and sweat" (significa qualquer coisa como "Não tenho nada para oferecer senão sangue, trabalho, lágrimas e suor"). Esta tatuagem tem ainda alguns traços abstratos em torno da mesma.
As coordenadas 3520'33"N 9656'2"W no braço esquerdo – feita em 2011, esta tatuagem é uma homenagem a Brad Pitt, uma vez que são as coordenadas da cidade onde nasceu o ator e companheiro de Angelina, ou seja, Shawnee, Oklahoma, nos Estados Unidos da América.





Sem comentários:

Enviar um comentário