25 de julho de 2014

BUENO.SAIR.ES EM O GAROTO DE CHAPLIN





Apresentação do espectáculo

No ano da celebração dos 100 anos de Charlot, bueno.sair.es apresentam um filme concerto. A partir da encomenda original do Cineclube de Joane, banda compôs banda sonora para um dos filmes mais amados: The Kid de Charlie Chaplin. Estreado ao vivo na Casa das Artes de Famalicão, em breve em sala, perto de si.

Sinopse
Um atira pedras a janelas enquanto o outro aparece mesmo a tempo para oferecer os seus serviços com perito em reparação de janelas. É uma trapaça perfeita como tudo o resto neste incontornável clássico da obra de Charlie Chaplin, cuja combinação excepcional de risos e emoção mudou para sempre a história da comédia no cinema. Pela primeira vez enquanto realizador Chaplin experimenta a longa-metragem como formato para narrar as peripécias do atrevido e inesquecível Charlot (Chaplin) e do seu novo companheiro de aventuras (Jackie Coogan que se estreava aos 6 anos), que se torna o inseparável parceiro do protagonista quando este o salva de uma grande alhada. Algumas das cenas memoráveis deste filme incluem uma excepcional lição sobre bons modos à mesa, uma briga com um polícia e os sonhos angelicais de 
Charlot. Um filme imortal!

Crítica
“Quis o acaso que nos misturássemos com os bueno.sair.es, projecto com conteúdo musical, brotado do questionamento, e consequente evasão, da clausura de formatos, de instrumentos, de sonoridades e demais compartimentos. Sem necessidade de profecias, o Cineclube de Joane entendeu encomendar uma banda sonora para um dos nossos filmes mais amados: The Kid de CharlieChaplin. Do acasalamento entre a primeira longa do vagabundo, construída no eco da perda de um filho (recém-nascido) por Chaplin, e a abordagem irónica mas devota da banda, apresentou-se uma banda-sonora feita de sombras expressionistas, encontros e evasivas, uma avalanche.”
Vitor Ribeiro, Director do Cineclube de Joane

Título original: The Kid (EUA, 1921, 52 min.) 
Realização, Argumento, Montagem e Produção: Charlie Chaplin 
Interpretação: Charlie Chaplin, Jackie Coogan, Edna Purviance 
Fotografia: Roland Totheroh 
Música: bueno.sair.es
Estreia: Fevereiro de 1921 nos Estados Unidos da América 
Classificação: M/6

Sem comentários:

Enviar um comentário