21 de outubro de 2015

Diário da Reforma #2- Orçamento

Vamos  falar de coisas difíceis!
1ª coisa difícil, encontrar empreiteiros e /ou empresas em Portugal que trabalhem com email. Não sei para quê ter sites ou páginas de Facebook com contacto de e-mail se depois não respondem, depois ainda se queixam que não há trabalho, isto e aquilo...

2ª coisa difícil , convencer as empresas a dar um orçamento detalhado. 

Pois... o que eu achava ser simples, que não iam faltar interessados devido à crise em Portugal,  foi um verdadeiro pesadelo. 
Comecei por pedir orçamento a uma empresa com a qual já tinha trabalhado e sabia que o contacto por e-mail era fácil, entrei em contacto e 15 dias depois já tinha na minha caixa de correio o orçamento detalhado, óptimo... Agora quero mais um ou dois orçamentos para comparar... péssima ideia.... 

Entrei em contacto por e-mail com umas 5 empresas,  não obtive qualquer resposta, desisti do e-mail e comecei a fazer contacto telefónico, consegui duas empresas disponíveis a visitar a casa e a dar orçamento.

Uma, depois da visita, ficou de enviar orçamento por email (isso aconteceu em Junho, estamos em Outubro mas ainda não enviou) liguei duas vezes a perguntar pelo orçamento e desisti. A outra fez a visita mas não enviava por email, Ok! O orçamento era apenas um número, a obra vai ser X, sem margem para pedir um orçamento detalhado, quanto custa isto, aquilo e o total (normal penso eu !) Esse valor era semelhante ao que tínhamos (ligeiramente inferior) mas optamos pela primeira empresa que sempre foi clara no orçamento, fácil de contactar, como já tínhamos trabalhado com ela sempre à distância pareceu-nos a melhor opção e demos o Ok para que a obra começasse.  

O orçamento detalhado é muito importante, à distância ou não:
- conseguimos perceber os valores de cada parte da obra e decidir se por exemplo estamos dispostos a dar certo valor por alguma coisa que pode não fazer tanta diferença no final ou que pode ser feita por nós,  como por exemplo a pintura;
- é o comprovativo de tudo o que pedimos e uma prova de como a outra parte sabia disso, e se por algum acaso faltar fazer alguma coisa no final do obra podemos pegar nesse orçamento e comprovar que essa parte tinha sido acordada e cobrada no orçamento.

Estes são os principais motivos, por isso se estiverem a pensar pedir algum orçamento do que quer que seja certifiquem-se que este é detalhado para evitar constrangimentos futuros. 


As obras entretanto já começaram, na próxima semana já vos mostro algumas fotos do que está a acontecer.

Para quem perdeu os posts anteriores sobre este tema pode ler tudinho AQUI

1 comentário: