2 de maio de 2013

E a Europa ali tão...longe!!


Europa é, ainda, sinonimo de beleza, "glamour", de arte e cultura, por todo o mundo.
Viajei muito, quase sempre pela Europa, mas foi preciso viver no Japão para ter um sentimento novo em relação a esta. Aqui descobri que sou europeia, mas principalmente que gosto de ser... gosto muito! O facto de ser portuguesa passou para 2º plano, aqui não sou portuguesa sou europeia, e que saudades tenho muitas vezes da Europa.

                                                                  Lisboa



Nunca tinha percebido o fascínio do resto do mundo pela Europa, mas quando caminho pelas ruas sinto falta da beleza da nossa arquitetura, sinto falta do "glamour" da organização urbanística, e agora percebo...
O sonho europeu,um banco central único, o esforço pela paridade económica, a moeda única, a livre circulação de pessoas, não parece nada demais quando vivemos sempre pela Europa, mas é!! Circular de país em país sem necessidade de vistos ou de fazer câmbios é um conforto que só damos valor quando estamos fora, é de dar inveja ao resto do mundo!
E os japoneses não são excepção, têm adoração pela Europa, principalmente por Paris. Para eles tudo que vem da Europa é bom, tudo o que um europeu faça é espetacular!! Gastam muito, muito dinheiro em tudo que seja relacionado com a Europa. Vi mais vezes a Torre Eiffel aqui do que em Paris!
Alguns chamam a esta "imitação" de tudo que é ocidental de globalização, pode ser.. mas é uma pena, o Japão tem uma cultura fantástica. 

                                                           Fukuoka

Acredito que mais cedo ou mais tarde muitos japoneses trocaram o Sushi por um Big Mac. Hoje isso ainda não acontece, mas em muitas outras coisas se sente essa troca, é exemplo a procura constante por uma aparência física ocidental, existe de tudo para tornar os olhos maiores e mais arredondados, a cor de cabelo clara também é a preferida dos japoneses tanto para homem como para mulher, a moda e as marcas europeias estão a entrar em força por aqui. Fico muito triste ver um povo perder a sua identidade por não valorizar o que tem. E o mais incrível é que a maioria nunca foi a Europa e provavelmente nunca irá!
Mas os japoneses não têm só fascínio pela Europa, a América tem também um grande peso por aqui, o que me deixa um bocado indignada, uma vez que a relação entre os Estados Unidos e o Japão sempre foi má.
Percebe-se uma contrariedade nessa idolatria, porque os EUA sempre trataram o Japão de forma desigual, forçaram a abertura comercial do país, instalaram bases militares (como a de Okinawa). Além de terem lançado duas bombas atómicas em cidades japonesas, matando milhares de civis.
Claro que há o outro lado da moeda, porque o Japão antes e durante a Segunda Guerra Mundial não era um país ingénuo.
A minha estadia no Japão fez-me entender uma coisa, o ser humano gosta do que é diferente, na Europa vemos pessoas vestidas de "Lolitas", que ficam completamente desenquadradas com o resto da sociedade, no Japão vemos pessoas loiras de olhos grandes verdes e azuis, o fascínio não é pelos ideais das sociedades mas sim pela diferença, simplesmente pela diferença.

                                                                       Nagasaki

Para finalizar, e voltando à bela e velhinha Europa, sinto-me muito vaidosa por ser europeia, e com um sentimento novo em relação ás minhas raízes, e Europa passou a ser o meu País e Portugal a minha cidade.

 Obrigada por lerem!

Sem comentários:

Enviar um comentário