6 de fevereiro de 2014

RECICLAGEM NO JAPÃO... UMA RELAÇÃO AMOR ÓDIO

Antes de mais quero dizer que sou 100% a favor da reciclagem / separação de lixo, e que visto a camisola por qualquer campanha neste sentido, mas por aqui... é mesmo uma relação Amor/Ódio. Se por um lado amo estas politicas por outro odeio a forma como são realizadas aqui. O Japão é conhecido por ser um dos países que mais lixo produz, e não podia ser mais verdade, aqui em casa somos três e por semana fazemos 7 sacos de 40L de lixo, e vou deixar um exemplo claro de como isto acontece. O meu primeiro ódio: Sacos, saquinhos e sacolas.... Esta consciência ecológica, que tanto se gabam os japoneses, de um país de 1º mundo que faz tratamento e separação consciente do lixo devia começar não na separação correcta ou na reciclagem mas sim na diminuição de lixo. Vou mostrar um exemplo claro disto, um simples pacote de bolachas (que em Portugal depois de comidas as bolachas fica reduzido ao espaço de uma mão) aqui depois de devorar as bolachas o que sobra ocupa metade de um saco normal de supermercado!!! Este é aspecto de um normal pacote de bolachas:


Tudo aparentemente normal, mas quando abrimos...




Cada bolacha está dentro de um saquinho de plástico!!! Porquê, para quê!?!?! Só lixo... e para piorar plástico!!! ÓDIO TOTAL
Mas há mais...
Depois de sermos obrigados a produzir toneladas de lixo ainda o temos de separar de uma forma estranha, e aqui é uma relação Amor/Ódio. 
Todo o lixo tem lugar especifico neste país, o que eu adoro! O que eu odeio é ter de comprar sacos de plástico específicos para o fazer, existem quatro cores de lixo mais o lixo das baterias (pilhas...),  4 sacos diferentes:
Vermelho: orgânico/ papel
Amarelo: Plásticos
Verde: Vidro e latas
Azul: Lixo variado sem definição especifica, ex. Roupa, electrodomésticos, louça...


São estes os sacos, que me dão uma despesa extra de 5 euros por mês! E que tal reutilizarmos os sacos de plástico que nos dão no supermercado?! Não! Os sacos de supermercado têm de ser colocados nos Sacos de plástico Amarelo para poderem ir para o lixo!

Terceiro e último ódio, e o maior de todos.
Depois das toneladas de lixo separadinhas em saquinhos bonitinhos de plástico novo, só podemos colocar o lixo na rua em dias específicos, o lixo vermelho podemos colocar dois dias por semana o restante apenas um dia, ou seja, temos de guardar o lixo em casa uma semana,  como sabem eu tenho uma pequenina que ainda usa fraldas... imaginem terem as fraldas dos vossos filhos em casa durante uma semana com temperaturas superiores a 30 graus!!! Solução: têm uns caixotes de lixo específicos (para ter em casa) para fraldas , que é obrigatório ter em casa se queremos viver, custa cerca de 100 euros e cada recarga de sacos para este caixote custa cerca de 12 euros e dura mais ou menos 1 mês. Juntando todos os sacos que tenho de comprar para fazer separação de lixo tenho uma despesa extra  de 17 euros/mês, só para comprar sacos de lixo!
Bem... enfim... desculpem o desabafo mas tinha de contar, é tão revoltante!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário